Lançamento de projéteis
Se você atirasse uma pedra com um determinado ângulo com ausência de força gravitacional ela seguiria uma trajetória retilínea uniforme. Porém, se adicionarmos uma força gravitacional observaremos um movimento uniformemente variado. Qualquer objeto lançado por algum meio e que segue em movimento por sua própria inércia é chamado de projétil.
A componente horizontal do movimento de um projétil é como o movimento horizontal de uma bola de boliche que rola ao longo da pista sem o efeito retardador do atrito, ou seja, sua velocidade é constante. A componente vertical de um projétil sofre a ação da aceleração gravitacional, ou seja, a velocidade varia em função do tempo. Se tomarmos como sentido positivo da trajetória para cima, logo, se um projétil estiver se movimentando para cima, sua velocidade será positiva indicada pelo sentido positivo, porém a aceleração da gravidade será negativa, pois sua ação é oposta ao sentido positivo. Ainda quando esse mesmo projétil estiver se movimento para baixo, sua velocidade será negativa, pois é oposta ao sentido positivo. O sinal da velocidade diz respeito apenas ao sentido do projétil em sua trajetória.
A trajetória curvilínea de um projétil é uma combinação do movimento horizontal com o movimento vertical. As componentes verticais e horizontais de projéteis são independente uma da outra, ou seja, movimento horizontal não afeta o movimento vertical. Esta propriedade permite decompor um problema que envolve um movimento bidimensional em dois problemas unidimensionais independentes, um para o movimento horizontal e outro para o movimento vertical.
Lançamento oblíquo
O lançamento oblíquo trate-se de um projétil lançado em um determinado ângulo. Um bom exemplo para lançamento oblíquo é um é o lançamento de foguete de garrafa PET, o foguete é disparado com uma velocidade inicial em um determinado ângulo seguindo o movimento de sua própria inércia, tanto no eixo horizontal quanto no eixo vertical, porém no eixo vertical ele sofre a ação da gravidade.
Fonte: https://sites.google.com/site/ifscastronomia/foguete-de-garrafa-pet